Visto de permanência x Teste de alemão

26.03.2018

Escrito por

Vocês sabiam que para obtenção do visto de permanência "Niederlassungsbewilligung" (o que é concedido à esposa ou esposo de austríaco(a)) é necessário fazer uma prova de alemão e comprovar o nível mínimo A1?

 

 

Quando eu falo que mudar de país é uma loooonga jornada, não estou exagerado. E são tantos detalhes importantes que, constantemente, me pego fazendo um checklist mental do que já providenciamos ou pesquisando na internet possíveis coisas que ainda não descobrimos.

 

Pois bem, essa informação da prova de alemão chegou até mim somente quando fomos pessoalmente no MA35, órgão de imigração aqui em Viena.

 

A regra é a seguinte: você precisa comprovar que sabe o mínimo em alemão para poder solicitar o visto. Depois, antes de completar 2 anos de moradia na Áustria, é necessário realizar um novo teste de alemão (a escola é indicada lá em Viena, pelo MA 35) que comprove o nível A2. Passando no teste, o visto é renovado por mais 3 anos, onde até o final deste período será necessário fazer um novo teste e comprovar o nível B2. A prova pode ser realizada quantas vezes for necessário (em torno de 100 € por tentativa) até que se consiga o certificado. Após 5 anos ininterruptos residindo na Áustria (casada e morando junto com um austríaco ou descendente de austríaco), terei o direito a solicitar a cidadania austríaca.

 

Pesquisei sobre o motivo desta exigência - já que não é algo comum em outros países. A Áustria possui uma política de acolhimento de imigrantes e refugiados com a condição de que todos eles se integrem à comunidade austríaca para poder viver em harmonia. Não falar alemão pode implicar na exclusão daquele cidadão de grupos sociais, além de diminuir as chances de se conseguir um emprego. Descobri que além da Áustria, outros países também adotaram esta prática: Alemanha, Grã Bretanha e Holanda.

 

Havia lido que algumas cidades na Áustria são menos rígidas e que é possível "fugir" dessa primeira prova se a pessoa tiver um diploma de curso superior. No meu caso, deu certo. Apresentei meu diploma apostilado e traduzido e fui dispensada da prova. Mas possivelmente terei que encarar um teste de alemão nos próximos anos.

 

Eu particularmente acho que faz todo sentido aprender o alemão para morar aqui. Não basta se mudar e viver na cidade, acho que é preciso integrar-se à cultura, e isso inclui falar e língua de onde você escolheu morar.

 

Share on Facebook
Please reload

Posts em Destaque

Visto de permanência e cidadania austríaca

06.11.2018

1/3
Please reload

Posts Mais Recentes
Please reload

Siga a Gente
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Nosso Canal
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Desde 2017 por Bruna Schaefer

Todos os direitos reservados