Mas por que Viena?

16.08.2017

Escrito por

E se o Martin não fosse descendente de austríacos? E se nenhum de nós falasse ou quisesse aprender a falar alemão? Será que manteríamos o plano de mudar de país? E será que nosso destino seria Viena, na Áustria?

 

 

Como já falei anteriormente, acredito que qualquer tipo de mudança exige muita coragem e, principalmente, reflexão. E ontem me peguei refletindo sobre essas perguntas feitas no início do post.

 

Algumas pessoas mudam-se em busca da realização do sonho de morar fora, outras porque se cansaram da vida que levavam e querem recomeçar do zero, cada uma tem sua razão e todas estão certas de ouvir seus corações. Ninguém melhor que nós mesmos para sabermos o que nos trará felicidade.

 

Embora o sonho de morar fora seja um dos motivos da nossa lista, confesso como mãe que alguns outros pontos vieram antes: não me sinto segura morando em São Paulo, nunca deixaria meu filho brincar na rua (coisa que eu fiz, durante minha infância, na cidadezinha de 40.000 mil habitantes onde cresci), não tenho certeza se estaremos financeiramente confortáveis para colocar nosso filho Nicolas em uma boa escola particular (mensalidades começando em R$ 3.000,00 para período integral), às vezes me sinto sufocada por morar em uma cidade tão grande e com um ritmo tão insano - e, ao mesmo tempo, não voltaria a morar no interior porque acho tudo muito pacato.

 

Claro que, em seguida, vem o importante fator SONHO. Eu particularmente sempre imaginei como seria morar fora do Brasil, mais especificamente na Europa, e o Martin sempre disse que também gostaria de voltar a morar lá - ele morou durante 3 anos na Itália, quando jogava rugby.

 

A "facilidade" do acesso à cidadania europeia - uma vez que já temos a descendência austríaca - sem dúvidas foi o empurrãozinho para tomarmos a decisão de que nossa nova cidade teria que ser Viena. Uma cidade grande - mas não caótica -, linda, cultural, organizada, educação pública de qualidade, boa oferta de empregos, sistema de transporte público eficiente, cheia de opções de lazer, fácil acesso a outros países da Europa... bom, eu nunca visitei Viena para comprovar todas essas características, mas desde que tomamos esta decisão, tenho pesquisado e lido muito sobre a cidade e o país, além de também bater papo com brasileiros que moram lá, através de alguns grupos de discussão no Facebook.

 

Esses são os motivos da nossa família! Mais para frente, quando efetivamente estivermos morando lá, espero fazer um post contando quais expectativas foram superadas, o que é melhor do que dizem, o que é pior, etc.

 

Share on Facebook
Please reload

Posts em Destaque

Visto de permanência e cidadania austríaca

06.11.2018

1/3
Please reload

Posts Mais Recentes
Please reload

Siga a Gente
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Nosso Canal
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Desde 2017 por Bruna Schaefer

Todos os direitos reservados