Viajar de avião com cachorro

17.11.2017

Escrito por

Uma dúvida super comum entre os donos de animais de estimação é se podem leva-los para viajar de avião. Sim, é possível! Seu cão ou gato podem viajar em uma caixa de transporte dentro da cabine, logo abaixo da poltrona que está na sua frente, ou no bagageiro do avião. A idade mínima permitida é de 4 meses para os Estados Unidos e 8 meses para os demais países.

 

 

Cada companhia tem sua política de transporte de animais, mas normalmente animais de pequeno porte (até 8 ou 10kg) viajam na cabine, enquanto os maiores precisam ir no bagageiro. Vale lembrar que cães-guia ou animais de assistência emocional podem viajar na cabine do avião sem qualquer custo, mesmo que ultrapassem o peso limite, mas é preciso apresentar documentação médica.

 

Como mencionei em um dos primeiros posts, nós temos um boston terrier que hoje está com 9 meses e ele também irá conosco para Viena - alguns meses depois de nós, para que possamos organizar tudo (documentações, moradia, matrícula em jardim de infância, etc) antes de sua chegada. E como soube que existem algumas documentações específicas para que ele possa ser transportado, reuni todas as informações e irei compartilhar com vocês.

 

O primeiro passo é microchipar seu cão de acordo com o padrão padrão ISO 11784 e ISO 11785. Se ele já tiver o microchip (cães de raça normalmente já recebem no canil), ótimo! Senão, você pode procurar alguma clínica veterinária que faça.

 

Posteriormente, ele precisará receber a vacina antirrábica. Caso ele tenha tomado esta vacina antes do microchip, precisará tomar novamente. Importante: a vacina dada em campanhas públicas do governo não é válida, precisa ser de uma clínica particular.

 

Depois de no mínimo 30 dias que o cão recebeu a vacina, ele precisará fazer a sorologia antirrábica. Para que seu animal esteja apto a viajar, o nível de anticorpos de neutralização do vírus da raiva no soro deve ser igual ou superior a 0,5 UI/ml.

 

Após 90 dias da sorologia, você precisará procurar pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no seu estado para solicitar o Certificado Veterinário Internacional (CVI). Em São Paulo é necessário agendar dia e horário, caso contrário, você não será atendido. Clique AQUI para conferir os endereços.

 

Em sua ida ao Ministério será necessário levar a carteira de vacinação, certificado do microchip, resultado da sorologia e um atestado de saúde modelo, que pode ser feito pelo veterinário de seu cão. Mas esse atestado só tem validade de 72h para o Ministério, portanto deixe para fazê-lo quando já tiver data e horário marcados no Ministério.

 

Atenção: O cão só pode entrar no território europeu a partir de 90 dias após a colheita do sangue (tendo o CVI, é claro) e até 180 dias depois do recebimento do laudo da sorologia. Ou seja, se o sangue foi colhido no início de janeiro, você provavelmente receberá o laudo até o início de abril e então poderá procurar o Ministério para solicitar o certificado (desde que tenha em mãos os documentos que listei no parágrafo acima). Com o CVI emitido, seu cão poderá embarcar até o início de outubro.

 

Quanto ao Fred, levaremos na cabine ainda que ele ultrapasse o peso permitido. Por ser um cão braquicefálico (além de ser extremamente apegado a nós), o próprio veterinário não recomenda a viagem no bagageiro para esta raça, pois pode gerar um estresse muito grande. Sendo assim, providenciaremos um atestado médico informando que ele é um animal de assistência emocional.

 

Agora que você já tem todas informações, se quiser que alguém agilize sua vida providenciando toda a documentação necessária, entre em contato que tenho uma ótima pessoa para indicar!

 

É isso! Espero que as informações tenham sido úteis!

 

Share on Facebook
Please reload

Posts em Destaque

Visto de permanência e cidadania austríaca

06.11.2018

1/3
Please reload

Posts Mais Recentes
Please reload

Siga a Gente
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Nosso Canal
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Desde 2017 por Bruna Schaefer

Todos os direitos reservados