Europa x Seguro de viagem obrigatório

29.12.2017

Escrito por

Se você viaja com frequência e já visitou ao menos uma vez algum país da Europa, já deve ter contratado um seguro viagem algumas vezes e deve ter escutado falar do Tratado de Schengen. Como eu viajei apenas três vezes para fora do Brasil e nenhuma delas foi para a Europa, somente depois que decidimos nos mudar de país é que tive contato com esta exigência.

 

 

O Tratado ou Acordo de Schengen nada mais é que um documento que autoriza a livre circulação das pessoas dentro dos países signatários. Ele serve para que você possa circular entre um país e outro sem grandes problemas e sem a necessidade de um visto específico para cada país. Por exemplo, se você chegou de avião na Áustria, tem passe livre para atravessar a fronteira para a França, Hungria ou qualquer outro país que participe deste acordo, desde que esteja portando um documento legal de identificação (válido para quem reside em um dos países do acordo) ou passaporte (turistas que querem viajar durante o período de 90 dias).

 

Atualmente existem 25 países que fazem parte do acordo de Schengen:

 

Alemanha

Áustria

Bélgica

Dinamarca

Eslováquia

Eslovênia

Espanha

Estónia

Finlândia

França

Grécia

Holanda

Hungria

Islândia

Itália

Letónia

Lituânia

Luxemburgo

Malta

Noruega

Polônia

Portugal

República Checa

Suécia

Suíça

 

A contratação de um seguro viagem é obrigatória para entrar em qualquer um desses países, devendo contemplar todo o período em que você estiver turistando e cobertura mínima de 30.000 €. Não possuir um seguro viagem pode até ser motivo de deportação, minha gente! Por isso, minha sugestão é não “economizar” com isso para não ter dor de cabeça.

 

No nosso caso – mudança de país – precisaremos de um seguro saúde (e não viagem). É preciso pagar pelo sistema público, através do recolhimento do imposto. Lembrando que se você estiver empregado, seu empregador deduz de seu salário e fornece o seguro - que pode ser estendido para a família (cônjuge e filhos).

 

No caso de visto de permanência, é exigido um seguro específico que necessariamente precisa ser contratado de uma seguradora particular na Áustria.

 

Share on Facebook
Please reload

Posts em Destaque

Visto de permanência e cidadania austríaca

06.11.2018

1/3
Please reload

Posts Mais Recentes
Please reload

Siga a Gente
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Nosso Canal
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Desde 2017 por Bruna Schaefer

Todos os direitos reservados