Europa x Seguro de viagem obrigatório
Se você viaja com frequência e já visitou ao menos uma vez algum país da Europa, já deve ter contratado um seguro viagem algumas vezes e deve ter escutado falar do Tratado de Schengen. Como eu viajei apenas três vezes para fora do Brasil e nenhuma delas foi para a Europa, somente depois que decidimos nos mudar de país é que tive contato com esta exigência.

O Tratado ou Acordo de Schengen nada mais é que um documento que autoriza a livre circulação das pessoas dentro dos países signatários. Ele serve para que você possa circular entre um país e outro sem grandes problemas e sem a necessidade de um visto específico para cada país. Por exemplo, se você chegou de avião na Áustria, tem passe livre para atravessar a fronteira para a França, Hungria ou qualquer outro país que participe deste acordo, desde que esteja portando um documento legal de identificação (válido para quem reside em um dos países do acordo) ou passaporte (turistas que querem viajar durante o período de 90 dias).
Atualmente existem 25 países que fazem parte do acordo de Schengen:
Alemanha
Áustria
Bélgica
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estónia
Finlândia
França
Grécia
Holanda
Hungria
Islândia
Itália
Letónia
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Noruega
Polônia
Portugal
República Checa
Suécia
Suíça
A contratação de um seguro viagem é obrigatória para entrar em qualquer um desses países, devendo contemplar todo o período em que você estiver turistando e cobertura mínima de 30.000 €. Não possuir um seguro viagem pode até ser motivo de deportação, minha gente! Por isso, minha sugestão é não “economizar” com isso para não ter dor de cabeça.
No nosso caso – mudança de país – precisaremos de um seguro saúde (e não viagem). É preciso pagar pelo sistema público, através do recolhimento do imposto. Lembrando que se você estiver empregado, seu empregador deduz de seu salário e fornece o seguro - que pode ser estendido para a família (cônjuge e filhos).
No caso de visto de permanência, é exigido um seguro específico que necessariamente precisa ser contratado de uma seguradora particular na Áustria.
Tags: