Como se vestir no inverno europeu

22.10.2018

Já estamos quase no fim do mês de outubro e, cada vez mais, o clima vai esfriando aqui em Viena. Por enquanto estamos usando apenas um casaquinho mais reforçado, mas dentro de 1 a 2 meses certamente precisaremos tirar do armário nossas "roupas especiais" de inverno.

 

Se você não gosta de viajar no inverno porque passa frio, aqui vai uma boa notícia: você provavelmente tem usado as roupas erradas, pois é totalmente possível não passar frio - mesmo em temperaturas muito baixas - se você utilizar as roupas e acessórios corretos!

 

No post de hoje daremos algumas dicas de roupas apropriadas para viajar no inverno, enfrentar temperaturas baixas e/ou negativas e não passar frio!

 

O melhor é se vestir com muitas camadas de roupas?

 

Depende. Apesar de muita gente afirmar que a solução para não passar frio é se vestir com muitas camadas, isso vai depender do tipo de programação que você irá fazer. Se você irá passar mais tempo na rua do que dentro dos lugares, então vestir-se em camadas pode ser a melhor opção para você, pois de fato várias camadas de roupas farão com que você não perca calor corporal e irão te proteger do frio. Mas se sua programação inclui entrar em vários museus, cafés e restaurantes ao longo do dia, na nossa opinião essa não é uma boa técnica. Durante o inverno, todos os lugares são (muito) aquecidos, a ponto de você se sentir cozinhando dentro de toda a roupa e querer tirar tudo imediatamente. E não tem coisa mais chata do que ficar tirando tudo a cada vez que você entrar em um lugar - fora que você terá que ficar carregando um monte de roupas para cima e para baixo, né? Neste caso nossa sugestão é usar uma boa blusa "segunda-pele" (1ª camada), uma blusa bonitinha que ficará à mostra (2ª camada), um suéter de lã/tricô (3ª camada - opcional, você poderá manter ou tirar ao chegar nos lugares) e, por cima de tudo, um bom casacão (última camada).

 

Vale a pena comprar uma blusa térmica (segunda-pele)?

 

Com certeza! Essas blusas são maravilhosas pois se ajustam à temperatura do corpo e não fazem volume algum, sendo perfeitas para utilizar por baixo da blusa que de fato você irá mostrar em público quando tirar os casacos que estiver usando por cima. Elas não costumam ser muito bonitas, algumas são até um pouco transparentes, então nossa sugestão é sempre associar o uso da blusa térmica com uma outra peça mais bonitinha por cima. A blusa térmica costuma ser encontrada em algumas lojas de lingerie, como Lupo; em lojas de roupas esportivas, como The North Face; em lojas de moda de inverno, como Jack Wolfskin ou Uniqlo; ou pela internet mesmo, na Amazon.

 

E calça térmica, vale a pena comprar?

 

Depende. Se a temperatura for muito baixa e você for ficar mais tempo ao ar livre do que dentro dos lugares, vale a pena sim. As calças térmicas podem ter ou não pelinhos por dentro, podem ser mais ou menos grossas. Se você for passar muito tempo dentro dos lugares, nós não recomendamos utilizar-la porque não vai ter como você ficar tirando e colocando a cada vez que entrar ou sair de um estabelecimento. Neste caso, o melhor é usar uma única calça de material mais reforçado. Se você não tiver uma calça térmica e não quiser comprar, uma boa opção paralela é usar uma meia-calça grossa ou até mesmo uma legging por baixo da calça. 

 

Como escolher um casaco adequado para o inverno?

 

Muita gente acaba escolhendo o casaco de inverno pela aparência e é aí que está o erro! O casacão que vai por cima de toda sua roupa precisa ser, em primeiro lugar, bem quente. Nossa recomendação é que seja daqueles com enchimento de plumas/penas (ou sintético) e  sugerimos que seja também impermeável, para você não se molhar na chuva ou na neve. Nem sempre esses casacos são fashion ou super bonitos, pois nos deixam parecendo com o boneco da Michelin... mas tenha em mente que o principal é não sentir frio! Os casacos de plumas costumam custar caro, mas como as pessoas normalmente só tem 2 ou 3 (e alternam o uso durante todo o inverno), nós acreditamos que vale super a pena o investimento. Você irá usar apenas enquanto estiver andando na rua, pois é impossível ficar com eles dentro de qualquer estabelecimento aquecido. Nossas marcas preferidas: Jack Wolfskin e The North Face. Não são marcas baratas, mas os casacos são realmente bons, duráveis e valem cada centavo. Uma opção mais barata e que pode dar certo é comprar esse tipo de casaco pela internet através de sites como o AliExpress. É arriscado? Sim, pois você não vê o material de perto, não sabe se o enchimento será bom e nem se o tamanho irá servir em você. Eu já fiz o teste e comprei, paguei apenas R$ 60 e tive a sorte de receber (depois de 60 dias) um casaco bom, bonito e quente. Costumo dizer que comprar pela internet é uma caixinha de surpresas... se você não vai viajar tão em breve, tem tempo de esperar chegar e não se importa em arriscar, acho que vale a tentativa. Fiquem atentos apenas com relação à numeração chinesa, pois costuma ser bem pequena! Eu usava P no Brasil e comprei um casaco G, que ficou em cima. Se tivesse que comprar novamente, certamente optaria por um tamanho GG.

 

Quais acessórios são imprescindíveis no inverno?

 

Esses acessórios imprescindíveis irão esquentar e proteger as extremidades do seu corpo - muito importante para você não perder calor corporal! Gorros bem quentinhos para esquentar a cabeça e as orelhas, cachecol de lã, luvas reforçadas para seus dedos não virarem picolé e meias de lã para o frio do chão não passar para os seus pés. Tem ainda quem use, à parte do gorro, protetores de orelhas - parecem fones de ouvido, mas são apenas duas bolas de pelinhos. O cachecol aqui não são aqueles que mais parecem lenços não, viu gente? Precisa ser grande, quente, para você não só enrolar seu pescoço mas também conseguir cobrir boca e nariz se for pego de surpresa por uma nevasca, por exemplo.

 

Qual é o sapato mais adequado para o inverno?

 

Os melhores sapatos de inverno são os que possuem pelinhos por dentro e ranhuras no solado. Os pelinhos mantem os pés bem quentinhos e as ranhuras fazem com que você não escorregue no chão que possui gelo da neve. Se você mora em um lugar quente e viaja pouco para lugares frios, talvez comprar uma bota de pelinhos não esteja nos seus planos, já que você não irá usa-la com frequência. Neste caso, nossa recomendação então seriam tênis ou botas de cano médio a alto, que sejam bem fechadinhos - para que você possa enfiar a calça por dentro do calçado -, com um solado de borracha e que não seja liso.  Lembrando que é imprescindível usar uma boa meia de lã! Se você é dessas pessoas que não curte o contato da lã direto com a pele, pode usar uma meia normal primeiro e, depois, a de lã.

 

Algodão x Poliéster: qual tecido é melhor para o inverno?

 

Apesar do algodão ser um tecido mais confortável e permitir que seu corpo transpire melhor, o poliéster é o campeão em termos de manter o calor do corpo. Se você for viajar para um lugar muito frio e estiver na dúvida de qual tecido escolher, nossa recomendação é escolher o poliéster - isso vale para blusas, meias, etc.

 

E se o passeio for numa estação de esqui?

 

A roupa nesta situação é completamente diferente daquela que você utilizaria em um passeio na rua. Neste caso o mais comum é que você alugue a roupa na própria estação de esqui ou que você compre em uma loja especializada em esportes na neve. A roupa específica para atividades na neve costuma ser grande (para você ter mobilidade), quente, totalmente isolante e impermeável, não deixando nenhum centímetro do seu corpo descoberto. É importante não tentar, de forma alguma, ir para o alto de uma montanha esquiar sem ter a roupa adequada!

 

E para concluir esse post de forma prática, gravamos 2 vídeos: um mostrando nossas roupas de inverno e o outro mostrando as roupas do nosso filho. Bora assistir?!

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts em Destaque

Visto de permanência e cidadania austríaca

06.11.2018

1/3
Please reload

Posts Mais Recentes
Please reload

Siga a Gente
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Nosso Canal
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Desde 2017 por Bruna Schaefer

Todos os direitos reservados