O inverno europeu e a depressão

Quem aí já ouviu falar de transtorno afetivo sazonal ou depressão sazonal de inverno

Para nós brasileiros, que estamos acostumados com o inverno brando de um país tropical, encarar um longo e frio inverno europeu não é fácil. Até mesmo para os que adoram frio e neve - eu me incluo nessa lista! - é um desafio acostumar-se com a ausência de luz e com os dias curtos.

Estima-se que pelo menos 10% das pessoas que moram em regiões onde o inverno é longo e rigoroso sofrem de depressão causada pela ausência de luz e pelo isolamento social.

A falta de luz causa mudanças na melatonina, hormônio secretado pelo cérebro durante a noite e inibido pela manhã, quando o sol nasce. Isso faz com que as pessoas permaneçam no padrão noturno, causando sonolência, cansaço, irritação, tristeza e fome maior do que o normal. A ausência do sol atrapalha também a fixação da vitamina D, que atua na produção de hormônios que ajudam a combater a depressão.

Se você está planejando de mudar para alguma cidade no hemisfério norte e está preocupado com o inverno, aqui vão algumas dicas para combater esses sintomas nada agradáveis:

1) Caminhadas pela manhã: saia de casa para tomar um ar fresco e se movimentar 2) Cortinas abertas: deixe entrar o máximo de luz durante o dia 3) Lâmpada de fototerapia: são capazes de trazer ao corpo a sensação de bem-estar que o sol proporcionaria 4) Vitamina D: importante para suprir a deficiência dessa vitamina 5) Apoio social: evite o isolamento e mantenha-se em contato com seu círculo social 6) Exercício físico: faz bem ao corpo, à cabeça e diminui o estresse

Importante: essas são as minhas dicas para amenizar o sentimento de tristeza trazido pelo inverno. Lembrem-se que depressão é um assunto muito sério e somente um médico especialista poderá tratar da melhor forma

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