Como aprender alemão mais rápido

17.09.2019

Que o alemão não é um idioma fácil de aprender, isso a gente já sabe. Mas com perseverança e paciência, nada é impossível! Compartilho hoje algumas dicas que me ajudaram bastante no desafio de aprender alemão mais rápido.

 

1) Assista filmes em alemão:

Sabe aqueles filmes que você adora, já assistiu mais de 3 vezes e sabe todas as falas? Assista com o áudio em alemão. Isso fará você treinar seu ouvido para o idioma. Você pode mudar também a legenda para o alemão, assim, além de treinar o ouvido, você já irá se acostumando com a forma como as palavras são escritas.

 

2) Ouça músicas em alemão:

Pesquise na internet bandas e artistas que cantam músicas em alemão, monte uma boa playlist e escute-a, dia após dia. Para ficar ainda melhor, acompanhe as letras simultaneamente. As músicas entram na nossa cabeça, quando nos damos conta já estamos cantarolando - e aprendendo um monte de palavras e frases em alemão!

 

3) Faça um curso de alemão:

Na minha opinião, fazer um curso básico de alemão é essencial, nem que seja apenas para começar a aprender. Nele você irá adquirir toda a base inicial do idioma e - o que acho muito importante - irá aprender os fonemas em alemão (que são muito diferentes dos fonemas em português). Clique aqui para ler o post que escrevi sobre as principais escolas de alemão em Viena.

 

Existe CURSO GRATUITO de ALEMÃO? Existe sim!

 

Curso gratuito de alemão em Viena:

Desde 2008 a Volkshochschule promove cursos de alemão totalmente gratuitos - para todos os níveis - em alguns parques da cidade de Viena, na Áustria. Eles acontecem no verão, durante os meses de julho e agosto, e tem duração de aproximadamente 4 semanas. As aulas duram entre 2h30 e 3h e são realizadas 3x na semana. Não precisa se inscrever, basta aparecer no parque e curtir sua aula gratuita de alemão. Para saber mais, clique aqui.

 

Curso gratuito de alemão online:

A emissora alemã Deutsche Welle possui um monte de materiais interessantes para quem está querendo aprender a falar alemão. São vídeos, áudios, podcasts, planilhas para todos os níveis. E o mais legal é que existe uma versão do material em português! Clique aqui para acessar o site em alemão ou clique aqui para acessar o site em português.

 

Aplicativo para aprender alemão (e outros idiomas):

Quando eu ainda morava no Brasil, usava bastante um aplicativo chamado Duolingo. Com ele é possível aprender não só o alemão, mas outras línguas, através de um monte de exercícios. Recomendo, pois com ele ganhei muito vocabulário e aprendi o básico do idioma, antes mesmo de fazer minha primeira aula na escola de alemão. Clique aqui para acessá-lo.

 

4) Faça amizade com pessoas que falem alemão:

Quando moramos fora do Brasil, é inevitável nos aproximarmos de pessoas brasileiras. Sentimos falta do nosso povo, da nossa cultura, de poder falar em português. Mas procure fazer amizades também com pessoas locais, que falem alemão. Mais importante do que aprender o idioma em sala de aula ou pelo computador, é praticar em tempo real. Então meu conselho é que tenha muitos amigos que falem alemão, para que você possa ir treinando e aperfeiçoando sempre que possível.

 

5) Se jogue e se arrisque:

Deixe de lado a vergonha de falar errado ou de não saber todas as palavras que precisa para formar uma frase. Vá ao supermercado e fale com os atendentes, vá a uma loja e faça perguntas, tente, arrisque, se jogue. É extremamente importante que você não use outro idioma - como o inglês, por exemplo - como muleta. Falar alemão com as pessoas na rua irá treinar seu ouvido , fazer com que você vá se solte e ganhe confiança.

 

Por fim, é preciso saber que não existe uma fórmula mágica. Algumas pessoas tem mais facilidade de aprender um novo idioma do que outras, algumas pessoas tem mais tempo livre para estudar e praticar... o mais importante é não se comparar com os outros e focar no seu aprendizado.

 

Defina qual é o melhor método para você: aulas presenciais, aulas online, livros, filmes, conversação, planilhas? Você gosta de estudar todos os dias ou prefere ter um dia de descanso entre os dias de estudo? Experimente, teste cada metodologia e decida qual funcionará melhor para você.

 

Boa sorte nessa jornada e não se esqueça: o caminho se faz caminhando.

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts em Destaque

Visto de permanência e cidadania austríaca

06.11.2018

1/3
Please reload

Posts Mais Recentes
Please reload

Siga a Gente
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Nosso Canal
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Desde 2017 por Bruna Schaefer

Todos os direitos reservados